Deus - Zambi - Olorum - Olodumaré
Seja qual nome der, é o Criador de Tudo. O Incriado, o Rei de Tudo. Não é
considerado Orixá, pois está bem acima destes. Omnipresente,
Omnisciente e Omnipotente. É a Fonte de tudo
Oxalá
Orixá Supremo, da Fé, do Amor, da Paz! Sua Luz ilumina a todos! Sua saudação é "Oxalá meu Pai" ou "Epa Babá".
Oxalá é sincretizado com Jesus Cristo
Ogum
Orixá dos Caminhos, das Demandas, das Batalhas. Sua saudação é "Ogun nhê". Ogum é sincretizado com São Jorge.
Oxóssi
Orixá das matas, da caça, da sabedoria e da fartura. Sua saudação é "Okê Oxossi". Oxossi é sincretizado com São Sebastião.
Xangô
Orixá da Justiça, das Pedreiras, do Trovão. Sua saudação é "Kaô Kabecilê". Xangô é sincretizado com São Jerônimo.
Iansã
Orixá Guerreira, das Tempestades, dos Raios. Sua saudação é "Eparrey Iansã". Iansã é sincretizada com Santa Bárbara.
Iemanjá
Orixá dos Oceanos, dos Mares, Grande Mãe. Sua saudação é "Odoiá". Iemanjá é sincretizada com Nossa Senhora da Glória.
Oxum
Orixá da água doce, da Cachoeira, da Beleza, do Amor. Sua saudação é
"Oraeieiô Oxum". Oxum é sincretizada com Nossa Sanhora da Conceição.
Nanã Buruquê
A mais velha dos Orixás, rege as águas profundas, águas paradas, os
mangues. Sua saudação é "Saluba Nanã". Nanã é sincretizada com Santa Ana
(Mãe de Maria e Avó do Mestre Jesus Cristo).
Obaluaê /Omulú
Orixás da cura, da transformação, da passagem para outro plano, encarne e
desencarne - Sua saudação é "Atotô". Orixás sincretizados com São Roque
/ São Lázaro.
Caboclos
Entidades que se apresentam como Índios. São comumente ligados à Oxossi,
porém podem vir de todos os Orixás. Geralmente tomam frente, comandam o
desenvolvimento mediunico e representa a Força na Umbanda. Sua saudação
é "Okê Caboclo"
Pretos Velhos
Entidades que se apresentam como ex-escravos. Pessoas que sofreram todo
tipo de crueldade durante a escravidão, mas nunca perderão sua fé e seu
amor. Hoje voltam para nos ensinar a humildade e a caridade. Também
podem tomar a frente de uma casa. Sua saudação é "Adorei as Almas"
Crianças
Entidades que se apresentam como crianças. São crianças que também
nasceram na época da escravidão, ou também podem ser de origem índigena.
Vem da Linha de Oxalá. Sua saudação é "Oni Beijada"
Oriente
Mais uma Linhas de Umbanda. Manifesta-se espíritos de orientais.
Espíritos de extrema Luz e sabedoria. Doutores do Espaço, Magos, Sábios,
entre outros. Sua saudação é "Ori baba"
Baianos
Entidades que se apresentam como baianos e baianas. Fazem parte da
chamada "Linha intermediária" ou "auxiliar" podem atuar tanto nas linhas
da direita, quanto da esquerda. São espíritos brincalhões, mas de
grande força e magia.
Boiadeiros
Entidades que se apresentam como os antigos vaqueiros do sertão.
Entidades com grande força. Ao contrário dos baianos, eles são mais
"fechados", mas são grandes companheiros e também de grande força e
magia! Sua saudação é "Xetruá" ou "Jetruá"
Ciganos
Povo nômade. Formado por Ciganos e Ciganas. Podem se apresentar também
na Linha do Oriente. Sua saudação é "Harriba, Povo Cigano"
Marinheiros
Entidades que se apresentam como antigos marujos. Moradores do Mar, são
entidades que gostam de brincadeiras, mas trabalham seriamente.
Exus
Na Umbanda, não se tem Exu Orixá. Os Exus estão subordinados, assim como
os demais espírtos à Linha de Orixás. Tem Exú de Ogum, Exú de Omulú,
Exú de Xangô, etc. São nossos guardiões, nossos protetores. Os que fazem
o serviço "mais pesado", pois são responsáveis pela guarda do terreiro,
por afastar Kiumbas, por desmanchar demanadas. Como diz o ponto "Na
Umbanda, sem exu não se faz nada". Sua saudação é "Laroyê Exu" "Exu
mojubá"
Pombas Giras
O vocábulo "Pomba Gira" ou "Bombogira" é corruptela da expressão bantu
"Pambu Njila" que nada mais é do que um "Nkise" ou seja, uma divindade
com as mesmas caracteristicas do Orixá Exu dos Yorubás. Na Umbanda,
Pomba Gira é Exu mulher. São moças misteriosas, cheio de encanto e de
axé. Também às saúdam com "Laroyê Exu" "Laroyê Pomba Gira"
Espíritos na Umbanda
"Tanto faz para um espírito
elevado atuar como pai-velho numa tenda umbandista humilde ou escrever a
orientação psicografada sob a luz do espiritismo cristão, desde que
seu trabalho seja em benefício da humanidade e do próximo. Não se
esqueça, meu filho, em matéria de religião, de espiritualidade, umbanda
ou espiritismo, o que mais vale é a bandeira do amor e da caridade,
sem preconceitos. União sem fusão, distinção sem separação.”
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