Postagem em destaque

O VERDADEIRO EXÚ DE UMBANDA

Há que se entender de uma vez por todas que Umbanda e Candomblé são religiões absolutamente distintas, que guardam muito mais diferenças do...

quarta-feira, 9 de março de 2016

Texto sobre Exu

Sou um dentro da criação do Pai Maior Sim sou Exu, porque assim solicitei ao pai que me permitisse permanecer. Tenho minha importância dentro da ciranda de evolução como queiram chamar, aqueles que estão caminhando na vida. Em vários momentos durante décadas e décadas, fui obrigado a demonstrar ao ser humano a importância de minha presença. No inicio protegia aos caçadores que saiam para explorar as matas em busca de alimentos e nessas buscas eu os intuía a buscarem novos lugares para se estabelecerem. Grandes civilizações e cidades foram construídas a partir desta busca por alimentos ou facilidades para a melhoria de vida do povo. Depois com o passar dos séculos me transformaram no diabo, tudo de mal que existia era culpa do protetor como me chamavam, diziam; ele me intuiu a conquistar; ele me conduziu para a guerra e me deu a vitoria, tolos, tolos. Como eu um filho do grande arquiteto, poderia conduzir alguém para destruir a criação planejada por quem me deu a luz. Digo a luz porque as trevas eu já possuía, la eu me sentia bem, afinal alguém tem que às vezes por ordem onde reina o caos. Junto com meus amigos que aos poucos foram formandos seus grupos ou exércitos aprendemos com o passar dos tempos a colocar todos aqueles que afrontaram as leis da vida em seus devidos lugares. Mas algo me faltava sentia que poderia fazer um pouco mais, que não bastava apenas ter um reino ou meus “auxiliares”, para castigar e demonstrar o quanto erraram em vida, tinha que dar esperanças a todos que passaram pelos abismos consensuais, para que, ao retornarem a carne não voltassem às trevas. E assim fui convidado, ou melhor, veio determinação para que eu me juntasse ao um grupo de espíritos que também como eu sentia-se sem perspectivas de novas emoções. E assim me juntei às linhas de espirituais de umbanda e suas variações dentro da lei do criador de tudo e de todos. Não pense vocês que por ter aceitado esta incumbência me livrei dos tormentos dos ignorantes, falsos religiosos ou moralistas; ao contrario a partir desse momento o combate passou a ser mais constante, porém, dissimulado. Falsos enviados que julgavam serem senhores de conhecimentos milenares passaram a realizar todas as formas de magias sejam negativas ou prejudiciais ao ser humano. Mas como dentro da natureza a verdade ou a mentira sempre vem a tona, hoje em dia existe o esclarecimento sobre a verdadeira forma ou face de Exu; não sou anjo rararararararara, mas não sou demônio, sou apenas Exu, quem quiser me conhecer me procure, estou nas ruas, nas matas, nas águas e areias do mar e dos rios, tudo na natureza tem um pouco de Exu. Poucos sabem, mas estou até na portas das igrejas desses que me chamam de demônio, heresia dirão alguns, como pode aqueles que me achincalham terem a minha proteção, mas quando aceitei a incumbência de assumir a guarda ou a esquerda do peregrino que andou pelas bandas da Judeia, não prestei muito atenção na forma do contrato que me foi dado, mas tudo bem rararararararararara, não posso chorar pelo leite derramado, afinal nunca gostei de leite. Luto pela luz, para que ela chegue a todos os cantos e almas, não desisto afinal para quem esta há tanto tempo caminhando ao lado do homem, não irei desistir agora que falta tão pouco, para vocês entenderem quem sou, o que é mais 3 ou 5 mil anos. Eu prefiro ter algo a fazer a ficar na inércia ou na espera que algo aconteça, gosto de gente, de andar, de ser livre, de dar minha risada e às vezes assustar uns incrédulos. Agora me despeço espero que estas poucas palavras possam fazer alguém entender o que sou. Sou apenas mais um que juntos aos outros fazemos com que a lei do grande arquiteto do universo seja fielmente cumprida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário